Outro tópico importante são as desvantagens de cada uma das etapas do desenvolvimento. Para o Front-End, que cria interfaces, a principal delas é pensar em uma grande variedade de plataformas. Em ambos os casos, o domínio técnico sobre lógica de programação e ferramentas é imprescindível. Vale lembrar que um profissional deve ter ao menos noções básicas sobre área de estudo do outro, para que o trabalho flua com mais facilidade. Isso significa que quando você acessa um site ou página, por trás de cada um dos fatores visuais e ações que você vê, é necessário que haja um desenvolvimento no Back-End para que esses elementos funcionem.

o que é back end e front end

Existe uma discussão que questiona se quem trabalha como Front-end também é desenvolvedor Mobile. Dessa forma, se o seu desejo é ser um profissional Front End ou Back End invista nos cursos oferecidos pela Estácio. Outra possibilidade existente para mobile é desenvolver um site e instalá-lo como aplicativo através do Phonegap ou Apache Cordova, e, mais recentemente, através https://machineintelligence.mn.co/posts/54109973 das PWAs. Contudo, você poderá obter melhores remunerações caso busque por novas qualificações e cursos,  visando uma atualização constante. Dessa forma, o programador Back End precisa conhecer algumas das linguagens PHP, Python, CSS, Java, Ruby. O designer deve trabalhar com o desenho da interface, layout e, para isso, utiliza como ferramenta principal o Photoshop.

escola para desenvolvedores

Essas são duas funções distintas e que merecem atenção específica, com a percepção da diferença entre elas. Em muitos casos, as pessoas se especializam em uma delas e dedicam seus estudos e projetos a essa função. As duas são apontadas como carreiras promissoras para o futuro do trabalho, segundo o Fórum https://morguefile.com/creative/tumpa54dfg Econômico Mundial. E além disso, precisam aplicar as regras de validação e garantias em um ambiente restrito à pessoa usuária final. Quer dizer, em áreas que as pessoas em geral não consegem acessar ou manipular. É como se fosse transformar uma foto em uma aplicação em que as pessoas podem interagir.

  • Então, aproveite para conhecer as principais delas e as atividades envolvidas.
  • Enfim, a diferença entre front-end e back-end está relacionada às responsabilidades e funcionalidades que cada um desses termos descreve.
  • As linguagens de programação permitem que desenvolvedores convertam lógica de negócio e algoritmos em instruções que podem ser executadas por computadores.
  • Sempre que um usuário faz uma solicitação no front-end, a CDN verifica se os dados estão disponíveis e responde diretamente.

Em uma aplicação web, este desenvolvedor, quando focado, não toca na parte visual da aplicação. Por lidar com a regra de negócio, as vezes um programador de sistemas, como de aplicações comerciais e até científicas, pode ser chamado de desenvolvedor back-end. E geralmente, nessas aplicações, este desenvolvedor trabalha um pouco com a parte visual. Por isso, para este artigo, o desenvolvedor back-end levado em conta, é o desenvolvedor de aplicações web. Mas vale ressaltar que um profissional Front precisa desenvolver mais suas habilidades de Design, apesar de não montar as páginas em ferramentas de imagem, como faz o designer. O conhecimento de usabilidade e experiência do usuário também faz diferença em sua atuação.

Como funciona o back-end de um aplicativo?

O Node.js utiliza o motor JavaScript do Chrome, chamado V8, e oferece um modelo de programação assíncrono e baseado em eventos. Ele também possui um vasto ecossistema de módulos e bibliotecas disponíveis para facilitar o desenvolvimento de aplicações. O JavaScript e o Node.js são tecnologias fundamentais no desenvolvimento de aplicações em muitas empresas de tecnologia. Já o Node.js é um ambiente de execução de JavaScript que permite executar código JavaScript fora do navegador, no lado servidor. Com o Node.js, é possível criar aplicativos web server-side, APIs, aplicações de linha de comando, entre outras coisas.

Permite realizar mais funções para tornar o visual mais atraente e dinâmico, de modo a otimizar a apresentação e a experiência. O HTML é uma linguagem de marcação que permite criar a estrutura de um site, com os seus elementos e a hierarquia. Define o posicionamento dos componentes, as cores, os tipos de fonte e outras questões visuais mais estruturais. Front-end e Back-end são termos que servem para diferenciar qual é a área da programação que as pessoas desenvolvedoras trabalham. Mas devido às diferenças existentes entre as plataformas, site e aplicativo, os profissionais devem buscar especialização para as duas áreas e, posteriormente, atuar em ambas. Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais.

Faculdades de Medicina no Rio de Janeiro: veja as melhores

Portanto, é importante fazer uma avaliação pessoal e considerar o que melhor se adequa às suas habilidades e interesses. O mercado para desenvolvedores full-stack é amplo e há uma demanda crescente por seus serviços, já que esses profissionais são capazes de lidar com vários aspectos de uma aplicação. Portanto, para quem está iniciando a carreira de desenvolvimento, explorar conceitos de ambas https://dzone.com/users/5124419/tumpa54dfg.html as áreas pode ajudar a criar uma base mais ampla de conhecimento e possibilidade de desenvolvimento. Por outro lado, para quem prefere trabalhar mais com a lógica do sistema, arquitetura e banco de dados, o back-end pode ser mais atraente. Com o crescente aumento da demanda e uso de sistemas e aplicativos web, tanto o front-end quanto o back-end possuem boas oportunidades e salários atrativos.

o que é back end e front end

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *